Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida
Jornal Boa Vista
Visualizações
64
852
782
Jornal Boa Vista Cultura FM
Prev
Next
Artigos
  • Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida

  • Por Neori Pavan

  • 09/06/2014 - 13:50:11
    Compartilhe:

    A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte não só dos governantes, mas da vida de cada cidadão. Todos nós podemos contribuir para diminuir os impactos ambientais em nosso planeta, com atitudes que podem fazer a diferença.

    Estamos numa época em que catástrofes naturais são cada vez mais frequentes e devastadoras. Diversas nações do planeta começam a se importar com as consequências da industrialização acelerada vivida no último século, que devido a ações do homem trouxe modificações à natureza. Ações de mau uso da natureza que além de contribuir para o aquecimento global, trazem inúmeros problemas de saúde à população.

    Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo castigado, a sobrevivência de todos os seres vivos estará ameaçada e por consequência a nossa.

    Vivemos numa sociedade altamente consumista. A semana do Meio Ambiente é útil para a conscientização em relação a diversos assuntos ligados ao nosso planeta, que precisam de uma atenção maior. A ciência e a tecnologia confirmaram benefícios para o ser humano, mas também possibilitou comprometimentos negativos ao ambiente social e natural. O modo de produção capitalista, fundamentado na exploração dos recursos naturais, não se apresenta como modelo de sustentabilidade ambiental. O capitalismo prima pela produção em escala e consumismo sem limites, incompatíveis com a conservação da natureza.

    O consumo desenfreado é uma grave doença moderna. O processo de industrialização surgido na Europa no século XVIII, com a Revolução Industrial, até o progresso científico e tecnológico dos dias atuais, nos remete a uma sociedade altamente consumista, orientada pelo capitalismo lucrativo. Esse período da Revolução Industrial marcou a passagem de uma sociedade tipicamente rural e artesanal para uma sociedade urbana e industrial.

    A questão ambiental impõe a sociedade uma nova busca de pensar e agir, individual e coletiva, no que diz respeito aos modelos de produção capazes de suprir as necessidades humanas sem comprometer o meio ambiente e a própria saúde. Essa conscientização tem uma dimensão cultural, que passa pela econômica, e atinge a dimensão ecológica e social.

    Somente teremos um resultado eficaz a respeito do meio ambiente quando a população começar a pensar no sentido da vida, no seu comportamento e na sua relação com a natureza, incluindo a própria alimentação.

    A crise ambiental passa pelo entendimento sobre o mundo atual. Se quisermos resolver essa crise, é necessário que haja a percepção dos hábitos que precisam ser mudados. A escola pode desempenhar um papel importante, envolvendo os alunos nesse contexto.

    Dados do IBGE mostram que o Brasil cresce economicamente e industrialmente, mas deixa a desejar em relação à preservação e conservação dos elementos naturais, como terra, água doce e biodiversidade. Ou seja: O Brasil avança no desenvolvimento tecnológico, mas recua em termos de sustentabilidade ambiental, com o desmatamento da floresta amazônica, poluição da atmosfera, emissão de gases, queimadas e falta de saneamento básico.

    Fatores como desmatamento, urbanização desenfreada e poluição da natureza, sobretudo, pela incorreta destinação de sucatas de aparelhos eletrônicos que geralmente têm pouca vida útil, são elementos que podem trazer, em médio prazo, graves problemas ambientais.

    É importante que continuem sendo realizadas campanhas que visem à preservação ambiental, pois se tudo for deixado para ser resolvido quando se agravar a situação, como é o caso de muitos assuntos no Brasil, onde é preciso que haja uma tragédia para haver conscientização, poderá ser tarde demais.

    Por tudo isso, é importante preservar o ecossistema do qual fizemos parte, só assim estaremos valorizando a nossa própria qualidade de vida e de nossos descendentes.

    Servidor Público Estadual (www.neoripavan.blogspot.com.br)


    VEJA TAMBÉM

    Publicidade

    LISTAR MAIS NOTICIAS

    topo